quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cuidados com a pele no INVERNO


 


O frio tá chegando...e ai?

E com ele algumas mudanças podem ser percebidas na nossa pele, principalmente nas cidades mais ao sul do país, onde ele é mais intenso. A pele torna-se mais ressecada e áspera, chegando a descamar em alguns locais.

Por outro lado, aqueles que tem pele oleosa na face podem apresentar aumento da oleosidade e, até mesmo, uma piora da dermatite seborréica (aquela descamação localizada ao redor do nariz, nos supercílios, atrás das orelhas e no couro cabeludo) nesta época do ano.

Sendo assim, veja algumas dicas para manter sua pele saudável enquanto o calor não volta.

Pele ressecada e/ou descamativa


• não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele

• evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves, "hidratantes"

• se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles. No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas)

• logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele

• beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras

Aumento da oleosidade

• evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho, a pele parece ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar

• evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade

• evite alimentos gordurosos

• beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras

• só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (livre de óleo)

• se a pele descama ou fica avermelhada na região central da face, procure um dermatologista, você pode estar com dermatite seborréica

Rachaduras labiais

Se você mora em locais de clima frio e seco, não espere os lábios racharem para então cuidar deles, previna-se seguindo as dicas abaixo:

• em dias mais frios, use umectantes labiais várias vezes ao dia. As mulheres podem caprichar nos batons hidratantes

• não passe a língua sobre os lábios para molhá-los, isso só vai piorar o ressecamento

• beba bastante água

Proteção solar

O sol do outono e do inverno é uma delícia, mas não se deixe enganar, ele não é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte.

Portanto, apesar de você não se "queimar", o sol danifica a sua pele e você deve protegê-la com filtros solares de FPS 15 ou maior sempre que ficar exposto ao sol.

FONTE: Dermatologia net.





11 comentários:

  1. É verdade, nossa pele necessita de cuidados dobrados no outono-inverno, temos q ter mais atenção nessa época, o cabelo também sofre fica mais rebeldes. Hidratação em todos os momentos.
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  2. O protetor solar é essencial até no inverso,não podemos esquecer

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas! e temos que cuidar bem da pele no inverno , pois é uma época que judia muito a pele , principalmente pra quem tem pele seca ( meu caso)

    ResponderExcluir
  4. minha pele é sempre oleosa nunca sei o q faço

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, adorei as dicas, eu sou do Rio Grande do Sul e aqui ja ta bem frio, meus lábios são os primeiros a sentirem os efeitos...
    Valeu, bom final de semana

    ResponderExcluir
  6. É verdade agora no inverno tem que se cuidar msm se não a pele, o cabelo, os labios ficam o ó msm afff, mas cuidando da pra estar bem no inverno tbm...

    bjokas

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas! Minha pele é bastante oleosa, não sabia sobre a água quente ser prejudicial... vou cuidar disso ;)

    ResponderExcluir
  8. Gostei das dicas... Realmente muito úteis, ainda mais pra mim, que sempre fico com a pele bem ressecada no frio...

    ResponderExcluir
  9. Uma dermatologista me recomendou que eu sempre procurasse hidratantes que contenham uréia na fórmula! Tb tenho muito cuidado com os lábios, uso os lip balms da Nivea (azulzinho e verdinho), são ótimos! ;)

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu sofro muito no inverno pois tenho a pele seca e com o vento no inverno fica mais complicado ainda tenho que sempre estar com um creminho extra na bolsa.

    ResponderExcluir
  11. eu adoro frio, mas abrir mão do banho quente....sei não...

    ResponderExcluir

Olá é um prazer receber vc aqui no meu cantinho...fique a vontade para comentar ou deixar sugestões..qualquer coisa pode enviar e-mail para wanessacarvalho17@hotmail.com
Bjokas, Fica com Deus