sábado, 11 de junho de 2011

Origem DIA DOS NAMORADOS


 No Brasil o mês do amor é junho. Mas no resto do mundo, é no Valentine’s Day, dia 14 de fevereiro, que os apaixonados comemoram o seu dia.
Dizem por aí que a data seria uma homenagem ao bispo Valentim. Explica-se. Era 270 a.c, e o imperador romano Claudius II havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores soldados. O bispo Valentim, no entanto, indignado com a decisão do imperador, continuou a celebrar os casamentos, escondido. Mas acabou preso, jurado de morte.
E foi na prisão, enquanto esperava sua execução, que o bispo encontrou o seu amor. Ela era Asterius, a filha cega do seu carcereiro. E Valentim, milagrosamente, a fez recuperar a visão. Em sua despedida, deixou uma carta para sua amada, e assinou como "seu Valentim". Daí surgiu a expressão "from your valentine" ("de seu valentim"), muito usada nos Estados Unidos, que quer dizer "do seu namorado". Valentim acabou virando São Valentim pelo suposto milagre, mas mesmo assim foi executado, no dia 14 de fevereiro, que mais tarde se tornaria o Dia dos Namorados ao redor do mundo.

Imagem de São Valentim na prisão

 Há quem diga, no entanto, que o dia dos namorados nasceu dos festejos romanos de Lupercalia, no qual era costume escrever nomes de meninas em pedaços de papel e colocar em um frasco. Cada mocinho escolhia um papel e a menina sorteada seria sua namorada. Outros dizem que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos passarinhos e por isso os enamorados deixavam bilhetes cheios de amor na porta de suas amadas.
Dia dos Namorados no BrasilNo Brasil, infelizmente, a história não é tão romântica. Ao contrário do que se acredita, 12 de junho não é Dia dos Namorados por ser a véspera da celebração do nosso santo casamenteiro, o Santo Antônio. E sim porque junho era considerado o pior mês para as vendas! Pensando nisso, em 1949, o publicitário João Dória, da agência Standart Propaganda, a pedido da loja Clipper, criou o slogan "Não é só de beijos que vive o amor", transformando o dia do amor no dia de dar presentes. A mudança foi um sucesso estrondoso no comércio e está aí até hoje. 
Os japoneses também comemoram o dia dos namorados no dia de São Valentim, porém, nesse dia apenas as mulheres distribuem presentes, ou melhor, caixas de chocolate, para todos os homens que elas gostam, sejam namorados ou não. Mas não pense que isso fica assim. Um mês depois, no White Day, é a vez dos homens presentearem as mulheres de sua vida. 
Nunca vamos saber ao certo as origens dessa data que hoje faz parte da nossa vida. Mas, no fundo, os motivos não importam, e sim o gesto, o amor e o carinho que se espalham pelo mundo nesse dia. Até porque, no fim, quando a gente ama, todo dia é dia dos namorados.



Um comentário:

Olá é um prazer receber vc aqui no meu cantinho...fique a vontade para comentar ou deixar sugestões..qualquer coisa pode enviar e-mail para wanessacarvalho17@hotmail.com
Bjokas, Fica com Deus