quarta-feira, 6 de abril de 2011

Manteiga ou margarina? Qual das duas escolher?

Que as duas são gordurosas e calóricas todo mundo sabe! Mas qual escolher na hora de passar no pão?






Ambas tem as suas desvantagens, como já dito, as duas são calóricas e gordurosas, porém o tipo de gordura que compõe cada uma é diferente.

A manteiga por ser derivada do leite, apresenta-se como a nata do leite batida até se transformar em uma emulsão cremosa, portanto tem como tipo de gordura principal o colesterol, apresentando também a gordura saturada;

A margarina é rica em gordura trans e gordura saturada, pois é obtida através da hidrogenação de óleos vegetais. Além disso a margarina pode também aumentar o colesterol através da gordura trans, pois esta inibe algumas enzimas específicas do fígado aumentando o colesterol ruim e diminuindo o colesterol bom.

Outro fato que torna a manteiga ainda melhor que a margarina é que a primeira é uma das poucas fontes de lipídeo que é rica em vitamina A. Portanto, sob o ponto de vista nutricional a manteiga deve ser escolhida ao invés da margarina.

Mas cuidado: preste atenção no consumo! É sempre bom reduzir o consumo de gordura saturada e colesterol.

Fonte : Vida, Saúde e Beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá é um prazer receber vc aqui no meu cantinho...fique a vontade para comentar ou deixar sugestões..qualquer coisa pode enviar e-mail para wanessacarvalho17@hotmail.com
Bjokas, Fica com Deus