terça-feira, 20 de setembro de 2011

Maquiagem causa acne?

Há alguns anos, nem tantos, quem tinha a pele oleosa e com tendência à acne precisava passar longe de maquiagens. Afinal, os produtos do passado eram feitos à base de óleo e aí não tem jeito: obstrui os poros e piora bastante o quadro de espinhas. Quase uma controvérsia, certo? Porque quem tem espinhas quer muito escondê-las com um make bem feito.

Acne cosmética

Pois é, existe esse tipo de acne que surge com o excesso de uso de cremes faciais, maquiagem e até condicionadores de cabelo ou então que surge com o uso de produtos de má qualidade. Quando o cosmético é muito rico em óleo, acaba deixando a pele mais oleosa, principalmente com o uso frequente.

Os avanços da indústria cosmética

Felizmente, hoje em dia essa indústria progrediu demais e você pode tirar proveito disso. Além de não causar espinhas, existem maquiagens que ajudam a cuidar da sua pele. Basta você ler com atenção os rótulos dos produtos que escolhe.
Por exemplo, se a sua pele é oleosa (fica brilhante na testa e no nariz, principalmente), leve para a casa apenas maquiagens livres de óleo (oil-free é o termo que sempre surge no rótulo). A maquiagem ideal para pele oleosa precisa ser à base de água, que vai impedir o surgimento de cravos e possíveis espinhas.
Makes bem baratinhos nem sempre são feitos com base aquosa, por isso talvez seja preciso um investimento maior, mas não é nada muito exagerado, fique tranquila. Se você tem produtos de maquiagem vencidos no nécessaire, trate de jogá-los fora. Eles podem até não causar acne, mas vão irritar a sua pele. Principalmente olhos e boca.

Maquiagem todo dia… pode?

O bom mesmo é que você deixe seus poros desobstruídos, mesmo que o make tenha base de água. Isso porque, ao longo do dia, a poluição e o suor já vão fechando seus poros. Mas se você é do time que não vão nem à padaria de rosto lavado, vale usar uma base não oleosa que já venha com protetor solar.
Batom hidratante e com fator de proteção é uma ótima pedida também. Já as sombras, máscara para cílios, blush e companhia podem ficar para as produções noturnas.
Carregar o rosto com produtos pigmentados não é uma boa, pois, além de entupir os poros, pode causar alergias. Tanto que você já deve ter lido entrevistas de atrizes que preferem ficar de rosto lavado durante o dia de folga, pra deixar a pele respirar.

Antes e depois da maquiagem

  • O primeiro passo antes do make é estar com a pele limpa. Lave o rosto com sabonete para pele oleoso e acneica. Opte pela água gelada, que é uma ajuda extra pra fechar os poros e controlar o óleo natural;
  • Depois, use um tônico adstringente, que, além de eliminar a sujeira que não foi embora com água e sabonete, fecha ainda mais os poros;
  • Se for se maquiar à noite, espalhe no rosto um hidratante oil-free (próprio para o rosto, não use os de corpo, mais ricos em óleo, ok?). Se for durante o dia, use um protetor solar ou a base com protetor, como foi citada acima. Esse passo é importante para preparar a pele;
  • Em seguida, passe um primer, item de maquiagem que também prepara a pele, fechando os poros e deixando-a com um efeito matte, com menos brilho;
  • Chegou em casa? Então, trate de lavar o rosto logo. Faça os mesmos procedimentos que antes de se maquiar (lavar com água e sabão, passar tônico e hidratante ou filtro solar). Se você usar máscara para cílios e outros produtos mais pigmentos, use, antes do tônico, um demaquilante que não seja à base de óleo. Isso garante que nenhum resquício de make vai obstruir seus poros.
fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/

24 comentários:

  1. Mana... esse é um super post!
    Dicas valiozíssimas! Eu notei que tem algumas makes que me fazer ter mais acnes mesmo. Outras não sabe. varia muito na minha opinião!
    Anfim...Tem coisas que a vovó dizia que faz sentido... kkkkkkkkkkkkk!
    Bjs mana.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post miga, as dicas são super úteis.
    Apesar de saber é sempre bom lembrar... preguiça causa amnésia e faz mau a pele rsrsrsrs.
    Bjinhos e se cuide

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!!! Muito legas as dicas! Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas =]
    O problema mesmo é q tem muita mulherada q dorme de maquiagem neh.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelas dicas... me ajudaram muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. adorei as dicas!!!
    entao minha acne é de outra coisa! e nao das makes! pq faço tudo certinho!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ola Adorei o blog, as dicas td...descobri o blog através de um comentário do blog cherry burnable da Aline

    ResponderExcluir
  8. Muito útil
    Adorei o post

    ResponderExcluir
  9. Boas dicas, sempre bom etsra por dentro desse assuntos, principalmente as que são adeptas desse vício que é maquiagem, rs.
    Bjs

    http://tocadacoelhaps.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o Blog e já estou seguindo!!!
    Bjos lindona!!!

    ResponderExcluir
  11. Acho que não uso maquiagem 1x por semana e olhe lá... HAHAHA
    Mas tiro ela todiiinha de noite...
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas!
    Não da pra ficar sem uma maquiagem básica, por isso é muito importante as dicas que você passou :)
    beijos

    http://noostillo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Quem não usa maquiagem,todas passamos ao menos o básico.
    Esses dias me surgiu uma espinha aqui e outra ali,daquelas grandonas,usei o sabonete asépixia,para minha surpresa o resultado foii quase instântaneo,é muito bom,eu recomendo.
    Bjnhos.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  14. Luciane..ja fui pra comprar 2 vezes esse sabonete e desito , rssss.

    bjokas

    ResponderExcluir
  15. Também estou amando o sabonete asépixia
    vi tanta propagando que resolvi comprar pra testar!
    não é que é bom mesmo ...super indico !!!
    minhas espinhas cicatrizaram rapidinho!!!

    ameiii esse post !

    beijosss

    ResponderExcluir
  16. oi, gostei muito de suas dicas, as vezes fico cheia de acne, acho que tambem tem a ver com alimentaçao mas vou seguir suas dicas a partir de agora, obrigada
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do post! Vou seguir as dicas! :)

    ResponderExcluir
  18. Oi!

    Adorei as dicas! Realmente, quem não brinca com maquiagem é quem não quer. Hoje existem muitos produtos proprios para cada tipo de pele. Com algum cuidado, você fica linda sem nenhum efeito colateral.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas. Como tenho a pele oleosa tenho que me cuidar XD

    ResponderExcluir
  20. ain que dicas ótimas, ameieeeeeeeeeee, ;]

    ResponderExcluir
  21. Artigo interessante , afinal a maioria das meninas tem pele oleosa.

    Boa, amiga!

    ResponderExcluir
  22. Adorei este post! Tenho uma pele tão oleosa que dá pra fritar um ovo e essas dicas vão me ajudar a disfarçar e amenizar a oleosidade da minha pele.

    Parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir

Olá é um prazer receber vc aqui no meu cantinho...fique a vontade para comentar ou deixar sugestões..qualquer coisa pode enviar e-mail para wanessacarvalho17@hotmail.com
Bjokas, Fica com Deus