terça-feira, 28 de maio de 2013

Como saber se tenho alergia a maquiagem



Dermatologista fala sobre principais sinais de manifestações alérgicas e dá dicas de como evitá-las



Nem todas as maquiagens são as melhores amigas das mulheres. Alguns cosméticos podem causar alergia na pele quando não são dermatologicamente testados ou se a pessoa tiver uma intolerância à um componente específico do produto.
Como reconhecer
“As primeiras manifestações da alergia são coceiras frequentes e inchaço, principalmente no olho”, explica a dermatologista Lívia Lourega. Quando a maquiagem usada não é adequada para o tipo de pele, é comum ocorrer a obstrução do folículo e o aparecimento de pequenas bolinhas na pele.
A reação alérgica pode acontecer com qualquer pessoa de qualquer idade. “Se o paciente tiver antecedente alérgico, a tendência ao aparecimento de manifestações é maior”, complementa Lívia.
Como evitar


Os produtos que não são dermatologicamente testados são os grandes vilões, pois não se sabe quais reações podem se manifestar com o uso do cosmético. A dermatologista revela que o esmalte é um dos causadores da alergia frequente. “Alguns esmaltes possuem substância que, em contato com os olhos, causam irritação e ardência na pálpebra”, diz. Por isso é essencial não coçar os olhos com os dedos!
É importante verificar a validade dos produtos que estão sendo utilizados e optar por maquiagens específicas para o tipo de pele como oleosa ou seca. “Os hipoalergênicos são uma alternativa para aqueles que ainda não encontraram o cosmético ideal”, indica Lívia. Apesar de custarem um pouco mais caro, evitam desconfortos. Caso apareça algum tipo de irritação com mais frequência, é preciso procurar um médico especialista para tratar a manifestação.
Dica Importante
- Lembre-se de retirar toda a maquiagem antes de dormir. Use um xampu para bebês para lavar bem o rosto, tonifique e hidrate a pele.
- Não coce o olho com a mão suja.
- Não use produtos vencidos.

5 comentários:

  1. Adorei a dica, eu nunca senti nada em relação a maquiagem mas com demaquilantes já tive alguns problemas de irritação na pele.

    Novidade hoje no blog, quando quiser venha me visitar;
    Bjs
    blogperfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. boa dica, curti.

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/2013/05/estilo-cabelo-neymar-junior.html

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica, tem mta gente q tem alergia e ñ sabe né?! Amei o blog, dá uma olhadinha no meu tb... bjs
    http://closetdluxo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu só uso o shampoo de bb quando vou limpar meus pinceis, no rosto eu tô usando produtos de rosto mesmo...mas até hj nunca detectei nenhuma alergia em minha pele...graças a Deus.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post, as dicas são ótimas!
    Não sabia que podia lavar o rosto com shampoo para bebês, amei :)

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá é um prazer receber vc aqui no meu cantinho...fique a vontade para comentar ou deixar sugestões..qualquer coisa pode enviar e-mail para wanessacarvalho17@hotmail.com
Bjokas, Fica com Deus